quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Delícias de Pelotas


Quem já provou sabe a delícia que eles são. Os doces de pelotas se transformaram em tradição no estado e tornam qualquer momento muito mais gostoso. Produzidos por grandes empresas ou artesanalmente, eles não precisam ser apreciados somente na época da famosa Fenadoce, evento conhecido no país inteiro. Em Pelotas existem confeitarias especializadas nestes quitutes e os oferecem o ano inteiro para quem quiser ter a felicidade de prová-los. Mas eles estão presentes em outras cidades também, como Porto Alegre. De vez em quando vemos em uma cafeteria ou confeitaria porto-alegrense a opção "doces de pelotas" no cardápio.

Mas você sabe como surgiu esta tradição? A influência de Portugal, trazida pelas pessoas que se estabeleceram nas terras onde hoje é a cidade, foi fundamental. Elas vieram em sua maioria da região de Aveiros, famosa pelos seus doces feitos à base de ovos. Mais tarde os imigrantes alemães e italianos também incorporaram seus sabores às delícias. Os doces na cidade eram servidos principalmente nos saraus promovidos pela elite de Pelotas.

E tem opções para todos os gostos. O Bem-Casado, por exemplo, é feito de pão-de-ló recheado com doce de leite. Quem gosta de nozes pode provar o Camafeu, uma massa de nozes coberta com glacê, ou ainda o Montserrat, que é um docinho trançado com doce de ovos e massa de nozes. Por falar em ovos, quem não resiste a um Quindim ou ainda a um Ninho (fios de ovos recheados com doce de ovos)? Tem ainda o Pastel de Santa Clara e a Queijadinha. Para os chocólatras, que tal um Beijo de Mulata – brigadeiro recheado com mousse de chocolate? Tem ainda para os que gostam de amêndoas, coco, leite condensado e docinhos caramelados. Pelotas é uma festa para quem ama comer doce.

Ficou com água na boca? Então corra até a confeitaria mais próxima ou, melhor ainda, aproveite e faça um belo passeio até esta cidade e aprecie os originais. As porções são fartas - e as calorias também (um Camafeu de 25g, por exemplo, tem 86 calorias. Já um Quindim de 80g tem 291kcal!).
Mas quem está de dieta deve abrir uma deliciosa exceção। Tenho certeza de que você não irá se arrepender, mesmo ganhando umas calorias a mais!
p.s.: imagens retiradas do site www.webdoces.com.br

3 comentários:

Paula disse...

Muito bacana a nova fase do blog. =)

Clarice Gontarski Esperança disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clarice Gontarski Esperança disse...

Estou de dieta e não aguento ver esta foto!!!