quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Adeus!

Não poderia ser um dia melhor para eu escrever sobre justamente o oposto do que normalmente estou acostumado a escrever: em vez de pessoas, a ausência delas. Este será o último post de nosso humilde blog.

Falar sobre quais pessoas?

Falar sobre a falta das pessoas. Das incríveis pessoas que eu conheci enquanto estava trabalhando na exposição de 50 da RBS, na Usina do Gasômetro. Colegas facilitadores sensacionais, oriundos de diversas universidades do Rio Grande do Sul; coordenadores que, embora uma briguinha ou outra, sempre nos apoiaram no nosso trabalho e, finalmente, os mais de 350 mil visitantes da mostra. É óbvio que não conheci todos, mas sinto falta de, a cada momento, conhecer pessoas novas, de lugares diferentes, com sotaques diferentes, com histórias de vida diferentes. Foi, sem dúvida, um aprendizado incrível, um conhecimento incrível.
As aulas também estão acabando (Aleluia!). Bem, na verdade, não é bem assim. Os poucos dias que fiquei em casa, coçando meu BRAÇO, foi um tédio total. Me senti em final de domingo assistindo ao Faustão.
Por fim, o Viajantes RS também vai chegando ao seu final. Este que desde o início careceu de pessoas. Pessoas que comentassem os posts, pessoas criativas (que escrevessem coisas mais interessantes para vocês), pessoas determinadas a fazer coisas novas (embora houvesse o impessílio da falta de tempo). Mas já fico com saudades do blog, de me sentar em frente ao computador e metralhar vocês (ou a mim mesmo) com besteiras aleatórias. Talvez essa experiência tenha servido como forma de auto-conhecimento, na qual a única PESSOA que eu conheci melhor foi eu mesmo.

Um abraço a todos.
E até a próxima vez em que nos cruzarmos pelo RS.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Land Down Under

O lugar é muito legal. A comida é gostosa, diferente...e bem apimentada. O preço é super salgado. Mas vale muito a pena ir – nem que seja só para conhecer. O tema de hoje é o Outback Steakhouse, um restaurante australiano presente em 22 países. São 800 lojas só nos Estados Unidos, mais 120 em outros. No Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo, só em Brasília e em Porto Alegre. Ainda bem que não ficamos de fora.

As opções do cardápio são muitas. De aperitivo (ou melhor, Appetizers), o mais pedido é a Blooming Onion, uma cebola gigante frita, em formato de flor (mas vá com calma, porque essa tem muuuita pimenta). As Aussie Cheese Fries também são interessantes: batatas fritas cobertas com queijo derretido e bacon, servidas com molho Ranch. Como prato principal, minha sugestão são duas (e o legal é que são grandes, dá para dividir). A primeira é uma costelinha de porco defumada e grelhada, servida com molho Barbecue e Cinnamon Apples (pedaços de maçã com canela): são as Ribs on the Barbie. A segunda são os Chicken Fingers Jumbo, pedaços de frango empanado, com molho Honey Mustard e batatas fritas. As sobremesas também são ótimas - e o bom é que aí você nem precisa se preocupar com a pimenta. Cinnamon Oblivion é a mais conhecida: sorvete de creme com nozes caramelizadas, Cinnamon Apples, cinnamon croutons, calda de caramelo e chantilly. Para os que adoram doce, que tal o Chocolate Thunder from Down Under? É um brownie com sorvete de creme, coberto com calda de chocolate, chantilly e raspas de chocolate. Essas são algumas sugestões, mas ainda tem massas, peixes e saladas, além de um cardápio especial para as crianças.

Um dos atrativos da casa é a decoração. O ambiente é todo decorado como se fosse uma casa australiana dos anos 50; bem diferente de tudo o que vemos por aqui. O Outback fica no Shopping Iguatemi. E, como o restaurante não trabalha com reservas e está sempre bem cheio, aconselho chegar mais cedo. Para os que precisam ficar esperando mesa, o legal é receber uma espécie de pager que vibra e começa a ascender um monte de luzinhas quando é a sua vez de entrar. Ah! Já ia esquecendo de dizer que o seu refrigerante você só pede uma vez, e não paga mais pelo refil, podendo repetir quantas vezes quiser!

domingo, 25 de novembro de 2007

Agenda da Semana

26/11 a 02/12


Em semana de final de semestre e grana curta, o negócio é aproveitar as atrações da nossa querida universidade!


Para quem gosta de música clássica, o Departamento de Música traz várias opções para encerrar o mês de novembro. Confira a programação:

26 de novembro, segunda-feira, 17h30min: primeira edição do Sarau no IA, com apresentação de obras de Franz Schubert, Felix Mendelssohn-Bartholdy, Johann Baptiste Cramer e Muzio Clementi, interpretadas por Cláudia Amaral, Solon Santana Manica, Bernadete de Deus e Augusto Corralo, alunos do Departamento de Música.19h: Recital em Piano de Lucas Krüger Noronha. Orientação: Professor Ney Fialkow. 20h30min: Recital de Graduação em Piano de Frederico Bezerra . Orientação: Professor André Loss.

27 de novembro, terça-feira, 18h: Recital de Meio de Curso em Flauta Tranversal de Luiz Fernando Junior. Orientação: Professor Leonardo Winter. No programa, obras de Telemann, Beethoven, Fauré e Radamés Gnattali. Participam do recital os seguintes músicos: Dunia Elias (piano), Isabel Wiebke (viola), Vinícius Nogueira (violino), Ana Carolina Bueno, Fabiana Magrinelli e Vinícius Prates (flauta transversal).20h30min: Recital de Meio de Curso em Piano de Érico Bezerra. Orientação: Professor Ney Fialkow.

28 de novembro, quarta-feira, 20h30min: Recital da Classe de Canto e Laboratório de Execução Vocal. Orientação: Professora Caroline Abreu.

29 de novembro, quinta-feira, 12h30min: Segunda edição do Sarau no IA . Programa e participantes desta edição ainda não informados.20h: Recital de Meio de Curso em Piano de Luís Fernando Rayo. Orientação: Professor Ney Fialkow.

30 de novembro, sexta-feira, 12h30min: Recital de Graduação em Violão de Andres Vega Solana. Orientação: Professora Flávia Domingues Alves.18h: Recital de Meio de Curso em Viola de Caroline Argenta. Orientação: Professora Hella Frank.20h: Recital de Graduação em Contrabaixo de Claudia Silva do Amaral. Orientação: Professor Luciano Dalmolin.

O que: Recitais no Instituto de Artes
Quando: De 26 a 30 de novembro
Onde: Auditorium Tasso Corrêa do IA (Rua Senhor dos Passos, 248 - térreo)
Quanto: Entrada franca
Informações: 3308 4325 ou no site: http://www.extensao.musica.ufrgs.br/



Cinema
Filmes inspirados em clássico do terror?!
Obras cinematográficas inspiradas em romances escritos originalmente em língua inglesa são analisadas no Ciclo de Filmes: Romance Anglo-Americano. Coordenada por pós-graduandos e professores do Instituto de Letras, a ação de extensão possui entrada franca e é realizada na Sala Redenção. Na próxima terça-feira, dia 27, serão apresentados dois filmes baseados no clássico Frankenstein, de Mary Shelley: Frankweenie , de Tim Burton, e Frankenstein , de James Whale.
O que: Frankweenie (Ficção/Comédia, 29 min, EUA, 1984) e Frankenstein (Terror, 71 min, EUA, 1931)
Quando: 27/11 – terça-feira, 13h30 min
Onde: Sala Redenção (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro)
Quanto: Entrada franca
Informações: 3308 4022 ou no site: http://www.museu.ufrgs.br/

----------PARE------------

Se você quer manter o suspense em 100%, não siga a leitura.
Para quem não quer nem saber do assunto, o mesmo conselho.
Quem quiser saber mais ou menos o que se passa em cada filme, vale conferir as sinopses:

Frankweenie:Victor é um menino apaixonado por filmes de terror e por seu cachorrinho Spark. O cãozinho, entretanto, é atropelado por um carro e morre. Victor fica muito triste, mas após uma aula de biologia resolve ressuscitar Spark. Ele procura livros sobre o assunto e encontra um que conta a história de Frankenstein, resolvendo dar vida ao seu animal de estimação da mesma maneira como acontece no romance de Mary Shelley.

Frankenstein:O jovem cientista Henry Frankenstein é obcecado pela idéia de criar vida artificialmente. Auxiliado por um anão corcunda, ele rouba cadáveres no cemitério para construir sua criatura. Refugiado em uma torre abandonada, o cientista da vida ao monstro aproveitando a energia elétrica de uma tempestade. O cérebro furtado da Faculdade de Medicina de Goldstadt, entretanto, pertence a um criminoso, conferindo um comportamento agressivo à criatura.


Mais cinema
Cenas do ensino brasileiro
O Ciclo de Cinema e Educação, realizado pela Faculdade de Educação, exibirá na próxima terça-feira, dia 27, o documentário brasileiro Pro dia nascer feliz , vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado de 2006. A sessão será realizada na Sala Redenção, às 18h30 min, com entrada franca.

O que: Pro dia nascer feliz (Documentário, 88 min, Brasil, 2006)
Quando: 27/11 – terça-feira, 18h30min
Onde: Sala Redenção (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro)
Quanto: Entrada franca
Informações: 3308 4022 ou no site: http://www.museu.ufrgs.br/

Sinopse
Pro dia nascer feliz: A realidade escolar brasileira é mostrada neste documentário dirigido por João Jardim. Através de entrevistas com estudantes e professores de escolas públicas e particulares de três estados do país, os medos, as inquietações, os preconceitos e as desigualdades presentes no ensino são apresentados ao público. O resultado final revela cenas de violência, esperança e precariedade, independente da classe social do adolescente.