quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Vale dos Vinhedos


Quem gosta de vinho, sucos de uva e afins não pode deixar de conhecer o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Quem gosta e ainda mora no Rio Grande do Sul então, não tem desculpa. Subindo a serra gaúcha pode-se encontrar uma região que concentra algumas das melhores vinícolas do Brasil.

Os visitantes podem ver o trabalho nas vinícolas, dos grandes produtores às pequenas propriedades rurais, normalmente administradas por famílias. A colheita da uva e a produção do vinho e do suco podem ser acompanhadas, seguidas de uma sessão de degustação. Os vinhos produzidos ali, inclusive, são os únicos do país a receberem o Selo de Indicação de Procedência, que garante a qualidade do produto. Já o cenário poderia fazer parte de um filme (e fez, na produção brasieira O Quatrilho, de 1994, filmada na região e que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro). Os vales, montanhas e os enormes parreirais garantem a beleza da viagem.


Mas nem só de bebidas vive o Vale dos Vinhedos. Como a região foi colonizada por italianos, que chegaram ali em 1875, a culinária típica da Itália é a predominante. Massas, polenta, galeto e queijos são apenas alguns exemplos das delícias. Quem passa por lá pode aproveitar também para comprar outros produtos coloniais como massas caseiras, bolachas, queijos e salames, tudo feito pelas famílias locais. Além das tradições culinárias, a região também reflete a cultura italiana em outros aspectos. É o caso da arquitetura das casas e igrejas, da religião, do dialeto vêneto e da própria produção de vinho. Para quem quiser mais informações, o Vale dos Vinhedos tem um site oficial. É o www.valedosvinhedos.com.br

Nenhum comentário: