terça-feira, 16 de outubro de 2007

Depois de Sofia

Sofia está no título do post, mas não é só sobre ela que irei falar.
Com a proximidade do mês de novembro, relembrei um livro que me marcou mais do que o grande sucesso de Jostein Gaarder.
Na cronologia de publicações do autor, ele veio antes d'O Mundo. Ainda que tenha sido lançado no mesmo ano em que nasci, na minha história, O Pássaro veio depois de O Mundo.
Os dois na hora certa.
Ainda pequena, volta e meia eu olhava de relance para O Mundo naquela prateleira inalcançável do quarto da minha irmã mais velha. Fui conhecer Sofia mais tarde, já na adolescência. E quando comecei a ler, a surpresa: Sofia não era nem parecida com a menina da ilustração na sobrecapa! Talvez até hoje nunca tenha devorado um livro tão cheio de História tão rápido.
O Pássaro veio acompanhado de uma coisa ainda mais rara. Foi o primeiro de muitos presentes favoritos que ganhei de meu namorado. Bem menos volumoso do que o primeiro livro de Jostein que li, O Pássaro foi ainda mais importante.
O Pássaro Raro não explica quem foram os grandes filósofos. Nem conta uma mesma história do início ao fim do livro. São 10 contos, unidos por um fio trançando as grandes questões da existência humana. Vida e morte, sonho e realidade, tempo e eternidade: são coisas em que pensamos a todo o tempo, sem dar-nos conta. Histórias de pessoas comuns que se permitem refletir. Rompem as fronteiras do cotidiano e entregam-se aos devaneios (?) do pensamento.
São possibilidades que nos rodeiam em cada instante de descoberta.
Devorado com a avidez de um novo amor, que tem a mesma idade do meu exemplar do livro, talvez o canto do Pássaro não tenha sido compreendido por completo na primeira vez que o escutei. Nem na segunda ou terceira.
Mas que vale à pena arriscar e deixar-se seduzir pela dúvida, isso vale!

A quem interessar, uma provinha:
"Um homem não pode carregar toda a dúvida do mundo em suas costas. Um homem é antes de mais nada um fenômeno. Mas com exagerada freqüência, o homem toma a consciência do mundo para si. Acho que isso é ir longe demais"

Um comentário:

Unknown disse...

rá.
assim disse o pássaro raro.