quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A fondue

Acho que estou um pouco atrasada com este post. Afinal, o assunto de hoje seria bem mais adequado ao inverno e à região serrana do nosso estado, e nós já estamos olhando em direção ao litoral e ao verão, apesar do friozinho e da chuva dos últimos dias. Mas, como no auge do inverno este blog não estava na ativa – pelo menos não nesses moldes – vou apostar na fondue. Sim, a fondue.

De origem francesa, a palavra vem do verbo francês fondre, que significa fundir, derreter। O nome é francês, mas a origem é suíça. Das várias histórias contadas sobre como surgiu esse prato, uma das que mais aparece data da idade média, quando os camponeses suíços derretiam as sobras de queijo e molhavam na mistura formada pedaços de pão. As variações que conhecemos hoje vieram com o tempo e com diferentes culturas. A fondue de carne, por exemplo, é típica da região de Borgonha, França.

Como este prato é mais apreciado no frio e é famoso principalmente nas cidades da serra, você pode clicar aqui se quiser ver os restaurantes desse tipo em Gramado. Dá ainda para juntar todos os tipos em um restaurante que serve em rodízio. Nesses casos normalmente vem de queijo, de carne e de chocolate (ou outras variações). Bom, que combina mais com inverno, combina. Mas eu toparia comer fondue em qualquer época!

Nenhum comentário: