quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial...



O post de hoje é para aqueles que não abrem mão de umas boas calorias. Boas e muitas, diga-se de passagem. E também para aqueles que não se importam em adquirir um pouco de colesterol, triglicerídios ou uma gordurinha localizada de vem em quando. Os que carecem de tempo então, vão adorar: as redes de fast food estão cada vez mais presentes no Rio Grande do Sul.

Hoje, as opções são muitas. Do hambúrguer clássico à comida árabe, estes tipo de restaurante tem crescido muito no Estado e em todo o mundo. A primeira loja do McDonald’s, por exemplo, foi inaugurada em 1955 no estado americano de Illinois (a primeira filial brasileira veio em só em 1979). Hoje, já são 31,8 mil restaurantes em 118 países. O Burger King, segunda maior cadeia de fast food do mundo, está presente em 65 países, desde 1954. Os hambúrgueres normalmente vêm acompanhados de batatas fritas e refrigerante, mas os acompanhamentos podem variar. Nuggets, batatas sorriso e anéis de cebola são alguns exemplos que eu conheço. O refrigerante também não precisa ser, necessariamente, refrigerante. Eu já vi suco de limão, de laranja, de uva, milk shake, água mineral e até água de coco! Para os adeptos de uma vida mais saudável, opções de saladinhas com molhos variados. E de sobremesa, que tal um sorvetinho? Casquinha simples, com cobertura de chocolate, sundae, misturado com confeitos, paçoquinha ou em forma de torta. Ou ainda as famosas tortinhas fritas de-li-ci-o-sas de banana ou maçã.

Contando apenas quatro das maiores redes do tipo com lojas no Brasil (McDonald's, Bob's, Burger King e Subway), são ao todo 41 restaurantes no Rio Grande do Sul (desses, 28 só da turma do Ronald McDonald). A maioria está concentrada na Capital, mas elas também aparecem bastante no interior. A distribuição fica assim: McDonald's - Porto Alegre (18), Canoas (02), Caxias do Sul (02), Cachoeirinha (01), Novo Hamburgo (01), Passo Fundo (01), Pelotas (01), Santa Maria (01) e São Leopoldo (01). Bob's – Porto Alegre (05), Canoas (02) e Caxias do Sul (01). Burger King – Porto Alegre (01). Subway – Porto alegre (04). E tem para todos os gostos. Eu, particularmente, fico com o clássico: McDonald's. Para falar a verdade, fico um pouco na dúvida, porque o Burger King é muito bom e tem sanduíches diferentes (e refil grátis de refri!). Mas, como ainda é novidade por aqui, acredito que minha euforia esteja ligada a isso. Bom, não importa. O fato é que eu não resisto e confesso: adoro fast food.

Nenhum comentário: