quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Entrevista – Nei Lisboa

Nascido em Caxias do Sul, Nei Lisboa é um artista tipicamente gaúcho, não no sentido folclórico, mas em relação à paixão que tem por aqui. O blog Viajantes foi bater um bapo com ele e saber um pouco mais sobre sua trajetória.

Mesmo tendo viajado pelo Brasil inteiro e pelo exterior, Nei escolheu a capital gaúcha para viver. Segundo ele, aqui se sente parte dos móveis e utensílios da cidade.

Em suas canções podemos encontrar diversas influências, como MPB, o Blues, o Rock. Foi em uma viagem para a Califórnia, Estados Unidos, que ele começou a compor. Segundo Nei, a solidão e a saudade o fizeram procurar um violão.

Seu primeiro disco foi “Pra viajar no cosmos não precisa gasolina”, que reunia músicas de seu repertório até então e quebrava com a moda da época, que era o gauchismo e a música politicamente engajada. O próprio Nei não gostou muito do seu trabalho na época, mas hoje já percebe que estava errado e que possui suas qualidades, afinal fez muito sucesso. No entanto, a rebeldia também fez parte de seu repertório. “Carecas da Jamaica” foi um álbum politicamente engajado.

Com a morte de sua namorada na época, suas músicas se tornam um pouco mais tristes. Após a tragédia, viajou para o Uruguai e gravou um CD em homenagem a nosso país irmão.

Em 2003, com o nascimento de sua filha, teve de mudar seus hábitos para se tornar um bom exemplo. Parou de fumar, de beber e começou a fazer exercícios. Nem é preciso dizer que sua música também sofreu alterações.

Embora já tenha uma longa carreira, Nei ressalta que ainda hoje possui um sentimento de inovar, de evolução. Ainda busca o seu estilo, e Porto Alegre é quem o ajuda.

Assista, ou melhor, escute o podcast da estrevista.

Nenhum comentário: